A popularização deste tipo de computador começou a se dar com o lançamento do iPad[2] pela Apple Inc. - que já havia sido responsável pela difusão dosMP3 Players e Smartphones com o iPod e o iPhone - em janeiro de 2010, que inspirado no sucesso dos Smartphones, utilizava uma tela sensível ao toque dos dedos, dispensando canetas especiais, e um Sistema Operacional diferente do utilizado nos computadores comuns operados por mouse e teclado.
Após o enorme sucesso do iPad, outras fabricantes passaram a desenvolver Tablets com recursos semelhantes utilizando principalmente o sistema operacional Android da Google, embora na época o sistema ainda não oferecesse renderização otimizada para Tablets, já que havia sido desenvolvido para funcionar apenas em Smartphones. O Samsung (Galaxy Tab)[3] foi um dos primeiros competidores a apresentar recursos semelhantes utilizando o sistema Android ainda não otimizado para Tablets. Uma nova versão do sistema operacional da Google foi lançada em 2011 para suprir a necessidade de otimização para Tablets; apelidada de Honeycomb, a versão 3.0 do Android foi feita especialmente para Tablets, e com ela surgiu uma nova leva de produtos competidores, agora com maior capacidade de enfrentar o iPad.
Em 2011 a Microsoft anunciou o desenvolvimento de uma nova versão do seu Sistema Operacional; o chamado Windows 8 tem entre seus principais alvos os Tablets e atualmente encontra-se em desenvolvimento.
Em 2012, a Companhia Brasileira de Tecnologia Digital lança o primeiro tablet voltado para crianças do mercado brasileiro, o Tablet OZ Meu Primeiro Gradiente, com conteúdos exclusivos e controles de conteúdo. O produto marca a volta da marca Gradiente ao mercado brasileiro [4] fonte: wikipédia, a enciclopédia livre.